12/07/2014

Receita - Aprenda a fazer Cupcakes

Você sempre quis fazer cupcakes, mas não tem ideia por onde começar? Então fique ligada e aprenda! É mais fácil do que você imagina Do it YOURSELF. A nova coluna do Prendadas e Modernas!


Os Cupcakes são pequenos bolinhos feitos com medidas de xícara, que podem ser simples contendo somente a massa, ou podem ser um pouquinho mais elaborados, contendo recheio, cobertura, confeitos, corante alimentício, além dos detalhes que podemos acrescentar conforme nossa vontade... Mas o que você não sabe, é que apesar de lindos e deliciosos, os cupcakes são muito fáceis de fazer! À seguir, vamos mostrar como é simples fazer o cupcake de frutas vermelhas simples (foto ao lado), que consiste basicamente em uma massa de baunilha com um toque de calda de cereja, recheio de doce de morango e cobertura de Buttercream (creme de manteiga) e uma cereja no topo para confeitar além, é claro, de calda de cereja para dar essa maravilhosa aparência! Anote a receita no seu caderno de receitas e #partiu fazer cupcakes!



Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e 1/2 de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha
100 ml de leite
3 ovos pequenos ou 2 ovos grandes
1 xícara de óleo ou 2 colheres grandes de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó

Para o recheio:
1 caixa de leite condensado
1 bandeja de morangos frescos bem picadinhos

Para a cobertura:
100g de manteiga (tem que ser manteiga mesmo :/)
250g a 500g de açúcar de confeiteiro impalpável
45ml de Leite integral
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:
Bata os ingredientes líquidos da massa em uma batedeira, e paralelamente, misture os ingredientes secos em uma tigela. Após ter batido e criado um creme homogêneo com os líquidos, adicione gradativamente os ingredientes secos, até que tudo fique bem batido e misturado!
Após isso, coloque o forno para preaquecer em temperatura máxima e, enquanto isso, pode despejar as forminhas de papel na forma de Cupcakes. Pode despejar a massa nas forminhas. Para que fiquem todos do mesmo tamanho e em um tamanho bom, utilize uma colher de sorvete daquelas fundas (meio círculo completo) para cada forminha, pois assim ficarão no tamanho perfeito e todos iguais!
Com todas as forminhas cheias e o forno bem quentinho, pode botar para assar em 180º ~ 200º, por aproximadamente 25min, lembrando que tem que fazer o teste do palito, mas aconselho a abrir o forno somente quando chegar à 20 minutos. 

Para o recheio, você deve colocar o leite condensado em uma panela no fogo, e acrescentar os morangos para cozinhar junto. Assim, você vai misuturando o tempo todo até formar um creme mais denso e até um pouco rosado. É bem simples e fica uma DELÍCIA!

Para a cobertura, é necessário mais cuidado.
Você vai precisar colocar a manteiga amolecida em temperatura ambiente (aconselho deixar mais de uma hora fora da geladeira, antes de começar a massa do bolo), bem picada para que seja mais fácil bater. Coloque o açúcar (250g inicialmente), e acrescente o leite e a essência. Com a batedeira, misture bem, até começar a formar um creme homogêneo. A mistura pode começar a ficar muito mole, por isso, vá acrescentando mais açúcar de confeiteiro para engrossar, até que fique um creme durinho que possa ser colocado no saco de confeitar ou até mesmo com um saco de cozinha.

No final, você retira as massas do forno, e deixe fora da forma de metal para esfriar bem. Perfure o miolo com uma colher de chá retirando um pedaço da tampinha do cupcake, separando apenas essa tampinha mais douradinha para depois. Coloque o conteúdo do recheio dentro do cupcake. Coloque a tampinha sobre o buraquinho e com o saco de confeitar, despejar a cobertura sobre o bolinho.

Eu utilizei cerejas em calda: Despejei um pouco de calda na massa antes de ir para o forno; despejei calda sobre a cobertura após tê-la colocado no bolinho e também confeitei com uma cereja sobre a cobertura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...