03/04/2015

Amendoim de Páscoa Açucarado

Olá pessoal!
Hoje resolvi trazer uma receita que minha família sempre faz na páscoa, que são os amendoins açucarados de páscoa, ou apenas amendoim de páscoa!
Desde que me entendo por gente, minha mãe faz essa receita, e todas nós (3 filhas) ficamos esperando ansiosamente até que eles fiquem prontos e comemos alguns mesmo quentes!
Graças à minha paixão por amendoins de páscoa, resolvi fazer um post falando a receita e o modo de preparo para que o mundo saboreie essa delícia!
Confira a receita:

3 xícaras de amendoim
2 xícaras de açúcar
1,5 xícara de água

É só isso mesmo! O segredo tá no modo de preparo, que é:

Passo 01: Coloque os amendoins em uma forma, leve ao forno até que você prove e eles estejam crocantes. Não tem um tempo certo. Como fizemos 1,5 Kg, levou 2 horas pra torrar. A temperatura é 180º C.


Passo 02: Retire-os do forno, espere esfriar e comece a descascar.


O descasque é feito com as mãos mesmo, e no final pra facilitar, minha mãe utiliza um secador de cabelo pras casquinhas saírem voando mais facilmente! haha



Passo 03: Em uma panela mais grossa, se tiver, coloque o açúcar e a água. Deixe ferver, sempre mexendo pra não embolotar ou grudar e queimar na panela.



Passo 04: Deixe o caldo no fogo até que fique em um ponto mais grossinho. Pra testar o ponto, com a colher, pegue um pouco do caldo e jogue em uma xícara com água da torneira, e ponha o dedo na xícara. Se o açúcar embolotar e estiver grosso, aí está no ponto. Se dissolver, não chegou no ponto ainda.


Passo 05: Desligue o fogo e no mesmo momento acrescente os amendoins. Vá misturando, mas com força, porque vai ficando mais difícil de misturar, e quanto mais você misturar, menos bolotas de amendoins vai ter.


Você vai perceber que o açúcar vai esbranquiçando e grudando no amendoim, é bem rápido! Se você quiser acelerar, ainda dá pra colocar a panela quente dentro de uma bacia com água fria, mas aí corre o risco de entrar água na panela e não vai ficar certo, como aconteceu com a gente hoje! rsrs.


Após o amendoim ficar todo branquinho, reserve e deixe esfriar, e então está prontinho pra comer! Mas, se você for afobado como nós e quiser comer quentinho, não tem problema!


Fica uma delícia! Super indico pra quem quer tornar sua páscoa mais doce, sem gastar muito!
Espero que tenham gostado e façam, depois me contem o que acharam!
Beijão!

Fotos: Arquivo pessoal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...